Ann.: Webinar on the re-publication of A Música Chope, by Hugh Tracey, 12 de Agosto

Kathleen Sheldon Discussion

Online panel presentation:

 

Apresentação da reedição do livro A Música Chope - Gentes Afortunadas

12 de Agosto pelas 19H de Moçambique (GMT +2)

Aberto ao público pelo link:  https://bit.ly/3BS04Jc

 

O livro A Música Chope - Gentes Afortunadas da autoria de Hugh Tracey e apresentação de Sara S. Morais é uma publicação da Kulungwana- Associação para o Desenvolvimento Cultural.

 

O evento será moderado por Juliana B. Dias (Pós-doutora em Antropologia Social, professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Coordenadora do Laboratório ECOA) e apresentado por

 

António Sopa (Historiador com especialização em Documentação. Assistente na Universidade Eduardo Mondlane/Arquivo Histórico de Moçambique) 

 

Eduardo Lichuge (Doutor em Etnomusicologia, professor na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane)

 

Gianira Ferrara (Doutoranda em Etnomusicologia no INET-md, Universidade Nova de Lisboa)

 

Marílio Wane (Doutorando em Etnomusicologia no INET-md, Universidade Nova de Lisboa. Investigador do ARPAC)

 

Sara Morais (Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Técnica do IPHAN. Pesquisadora do Laboratório de Etnologia em Contextos Africanos – ECOA)

 

Venâncio Bande Jr. (Timbileiro. Mestrando em Etnomusicologia no ILAM, Rhodes University. Técnico da Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Inhambane).

 

 "...Ainda não conhecemos um estudo que aborde de maneira tão completa e detalhada todas as partes, termos e tempos que compõem e constituem as timbila na sua complexidade. Desde o final dos anos 40, Gentes Afortunadas continua sendo principal referência sobre o tema. Não temos notícia de um outro autor que tenha descrito e traduzido todos os movimentos de um ngodo como fez Hugh Tracey. Podemos considerar que ele fundou um vocabulário e modos de apreensão das timbila espraiados com tanta força que foram transformados em paradigma de analise sobre o tema.  Não temos notícia de um outro autor que tenha drescrito e traduzido todos os movimentos de um  ngodo como o fez que  Hugh Tracey. Podemos considerar que ele fundou um vocabulário e modos de apreensão das timbila espraiadas com tanta força que foram transformados em paradigma de análise sobre o tema."

 

 

 

 

 

 

 

Categories

Keywords