Ann.: Mesa Preparatória – 02 Ativismos pela Diversidade Sexual na África Lusófona

Gustavo Gomes da Costa 's picture

A 3ª Conferência Internacional Ativismos em África, a ser sediada (virtualmente) na Universidade Federal de Pernambuco, em setembro de 2021, tem o prazer de convidar todas as pessoas para mesas preparatórias que serão transmitidas mensalmente, online, a fim de estimular o diálogo e troca de experiências acerca de questões fundamentais que têm mobilizado a sociedade civil em países africanos e no Brasil.

 

Mesa Preparatória – 02 Ativismos pela Diversidade Sexual na África Lusófona: dilemas e perspectivas na luta pelos direitos humanos de pessoas LGBTQI+

 

Data: 26/05/2021 (quarta-feira)

 

Horário: 13h (Brasil); 15h (Cabo Verde); 17h (Angola, Portugal); 18h (Moçambique)

 

Canal: Centro de Estudos Avançados (UFPE) no Youtube

 

Participantes:

Anita Faiffer (Associação Gay Caboverdiana Contra Discriminação - Cabo Verde). Nascida numa família humilde de 8 rapazes, foi uma das primeiras travestis de Cabo Verde. Atualmente é presidente da Associação Gay Caboverdiana Contra Discriminação, onde luta por um mundo llivre de discriminação.

Carlos Fernandes (Associação Íris - Angola): Nascido em 1983 em plena guerra civil angolana (1975-2002), é um dos co-fundadores da Associação Iris. A partir do projeto “As Divas” no começo dos anos 2010, começou a engajar-se nas iniciativas da sociedade civil angolana de combate à epidemia do SIDA, com especial ênfase na comunidade LGBT+. Foi um dos responsáveis pelo processo de reconhecimento legal da Associação Íris pelo Estado angolano em 2019.

Pepetsa Fumo (TRANSformar - Moçambique): Formada pelo Ministério da Saúde na área de saúde sexual reprodutiva, é co-fundadora da Organização TRANSformar. Trabalha com ativismo LGBT desde 2012, projetando e implementando atividades para mulheres trans em nível nacional. É também representante dos interesses das mulheres trans de Moçambique em fóruns internacionais.

Wanda Sue (Associação Lambda - Moçambique): Estudante finalista de Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo, Wanda Sue trabalha como ativista na comunidade LGBT de Moçambique desde 2017. É membro da Associação Lambda e também atleta de taekwondo pertencente à seleção nacional onde é atualmente vice-capitã.

 

Debatedores:

Francisco Miguel (UNICAMP - Brasil): Pós-doutorando no Programa de Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Grupo de Etnologia em Contextos Africanos (ECOA/UnB).

Nelson Mugabe (ACHIS - Moçambique): É graduado em Antropologia (UEM) e possui Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Atualmente é docente universitário e pesquisador vinculado à Associação Capital Humano para Impacto Social (ACHIS).

 

Coordenação: 

Gustavo Gomes da Costa (UFPE): Docente do departamento de Sociologia; membro do Instituto de Estudos da África (IEAf-UFPE) e pesquisador dos programas de pós-graduação em Sociologia (PPGS) e Direitos Humanos (PPGDH)