Conferência “Escravidão, tráfico de cativos, batismo e compadrio (Luanda, século XVIII)”, Universidade de Lisboa, 8 de Novembro de 2017

Eugénia Rodrigues Discussion

Seminário de História de África, Centro de História da Universidade de Lisboa

Conferência “Escravidão, tráfico de cativos, batismo e compadrio (Luanda, século XVIII)” por Roberto Guedes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Entrada livre. São todos bem-vindos!

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala D. Pedro V

Data: 8 de Novembro de 2017, 18h

Resumo:

Esta conferência discorre sobre o ritual do batismo e as relações de compadrio na sociedade luandense do século XVIII. Salienta que religiosidade, escravidão e hierarquias sociais locais serviram de parâmetros à seleção de padrinhos e às relações sociais compadrescas. Igualmente, os registros de batismo da freguesia da Sé luandense dão a conhecer formas de classificação social expressas no vocabulário social escravista gestado e transformado em um contexto de forte crescimento do tráfico atlântico de cativos. O governador de Angola, padres, escravos, pretos forros, forros maxiluandas, donas, entre outros personagens e grupos sociais, pululam na documentação paroquial setecentista e revelam o dinamismo de uma sociedade escravista atlântica.