CFP (conference) - Trabalho e dependência no Atlântico lusófono (séculos XV a XX) - 11th Iberian Conference on African Studies; Lisbon; July 2020

Mariana Armond Dias Paes's picture

Call for papers: Trabalho e dependência no Atlântico lusófono (séculos XV a XX) (approved panel, 11th Iberian Conference on African Studies, Lisbon, July 2020)

42 - Trabalho e dependência no Atlântico lusófono (séculos XV a XX)

Authors Paulo Cruz Terra; Mariana Armond Dias Paes

Abstract Este painel pretende reunir comunicações que analisem diversas formas de trabalho e dependência existentes no Atlântico lusófono, ressaltando-se o papel das normas e categorias jurídicas na sua conformação. Buscam-se comunicações que enfoquem o continente africano ou que abordem a articulação deste com outros territórios, entre os séculos XV e XX. Para além da escravidão, diversas outras relações de trabalho livre, de trabalho compulsório e de dependências assimétricas se formaram de experiências compartilhadas no Atlântico lusófono. O presente painel tem como objetivo ser um espaço de discussão e reunir comunicações que analisem as diversas formas de trabalho e dependência criadas e ressignificadas no Atlântico lusófono, dando especial atenção ao papel das normas e categorias jurídicas na sua conformação. No mundo atlântico, para além de "escravos" e "livres" as pessoas eram classificadas em diversas outras categorias e grupos sociais – como por exemplo, africanos livres, contratados, agregados, ingênuo, etc. - que implicavam diferentes relações de trabalho e dependência. Variações locais e regionais nessas relações de trabalho e dependência colocam a questão de como normas, instituições e procedimentos jurídicos eram entendidos, aplicados, produzidos e ressignificados em diferentes territórios atlânticos. Nessa dinâmica, normatividades locais interagiam de maneira complexa com normas e concepções de mundo europeias. Serão selecionadas as comunicações que se foquem em regiões geográficas no continente africano ou que abordem a articulação de territórios na África, América e Europa, entre os séculos XV e XX.

Communication submission on the Conference website, deadline 24 February 2020.