TOC: Revista Transversos, Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos

Kathleen Sheldon Discussion

Revista Transversos, n. 15 (2019)

Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos

 

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/issue/view/1963

 

Dossiê

 

Em Angola o ensino bilingue pode contribuir para a educação e manutenção da paz nacional, por Teresa Almeida Patatas, Joana Quintas

           

A formação de professores em Angola: reflexões pós-coloniais, por Joana Quintas, José Gregório Viegas Brás, Maria Neves Gonçalves

           

Escolhas escolares dos estudantes do ensino superior:perfis e diferenciação social, por Edgar Essuvi de Oliveira Jacob

           

Reformar a reforma: percurso do ensino superior em Angola, por Ermelinda Liberato

           

Implementação de um sistema b-learning na Escola Secundária do Nambambe-Lubango, por Bernardo Chicuma Uhongo

           

Deslocamentos narrativos em Uanhenga Xitu e Moisés Mbambi: Um contributo à cultura, língua, história e literatura angolana, por Alexandre Lucas Selombo Sakukuma

           

Intelectuais, lutas de resistência e línguas em Angola, por Heloisa Tramontim de Oliveira, Cristine Görski Severo

           

Os musseques de José Luandino Vieira e a história de ocupação dos espaços urbanos de Luanda (1950-1970), por Alexandre da Silva Santos, Keith Barbosa

           

Nós, Os do Makulusu, romance de guerra combate, violência e libertação na narrativa de Luandino Vieira, por Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva

           

Uma revisão sistemática de textos coloniais sobre a Província do Namibe (ex- Moçâmedes) de 1800 a 1920, por Anibal Simões

           

Ruy Duarte de Carvalho e o paradoxo do moderno estado-nação angolano, por Christian Rodrigues Fischgold

           

Augustus Archer, entre o passado e o futuro das relações entre o império do Brasil e a África portuguesa, por Frederico Antonio Ferreira

           

Valorizar a tradição como uma das vias para a moralização da sociedade angolana: o caso da Ombala Ekovongo, por António Guebe

           

Angola (não é) para principiantes: estereótipos, interpelações e aprendizados em trabalho de campo, por Paulo Ricardo Muller

           

“Povoamento” da Mapunda. encontros e desencontros num espaço iminentemente colonial, por Helder Alicerces Bahu

           

Rumo à cidade. deslocamento forçado e urbanizaçâo em Angola, por Pedro Figueiredo Neto

           

Luanda, Moscou, Pretória e Washington: os discursos presidenciais em Angola sobre as relações internacionais e o conflito com a UNITA (1975-1991), por Kelly Cristina Oliveira de Araujo

           

Visão holística dos museus e arquivos em Angola: Uma abordagem histórica, por Santos Garcia Simão

           

Omissão da marca de plural /s/: uma realidade no Português falado em Angola, por, Paulino Soma Adriano

           

Notas de Pesquisa

 

Viagem a Angola: De quando comecei “A Frequentar O Sul”, por Selma Alves Pantoja

           

O perfil do formador do professor primário e o desafio do programa educar Angola 2030 – uma reflexão, por Solange Maria Luis, Carla Black

           

Marcas da acção colonial em Angola: A luz das memórias e narrativas de escritores angolanos, por Yuri Manuel Francisco Agostinho

           

As plantas - usos e costumes dos povos da Província da Huíla, um estudo exploratório com securidaca longipedunculata e uapaca kirkiana, por José João Tchamba, José Camongua

           

A colecção arqueológica do ISCED-Huíla: um projecto de investigação, por Soraia Santos Ferreira

           

Experimentações

 

Bonga´s Transatlantic Routes, por Marissa Moorman

           

Depoimentos

 

Fluxo de pesquisa: A tríade material figurino televisivo, vestuário-estilo e moda como objeto de estudo em Luanda, por Michelle Medrado

           

Peixes no deserto, por Rodrigo Pires de Campos

           

Artigos livres

 

Será Mbôngi’a Ñgîndu a escola das ciências políticas no antigo Kôngo?, por Patrício Batsîkama

           

Miwene-Kongo: A instituição teocrático-absolutista do Reino do Kongo, no seu primeiro século de vida, por Laurindo Lussimo Rufino

           

Desafios do ensino de história para alunos surdos em uma escola inclusiva da baixada fluminense, por Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman

 

Entrevista

           

Entrevista ao escritor Boaventura Cardoso, por Carmen Lucia Tindó Secco

           

Entrevista á Fernando Pacheco, por Aida Gisela Freudenthal

           

Categories

Keywords