TOC: Revista Transversos, Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos
Revista Transversos, n. 15 (2019)
Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/issue/view/1963
Dossiê
Em Angola o ensino bilingue pode contribuir para a educação e manutenção da paz nacional, por Teresa Almeida Patatas, Joana Quintas
A formação de professores em Angola: reflexões pós-coloniais, por Joana Quintas, José Gregório Viegas Brás, Maria Neves Gonçalves
Escolhas escolares dos estudantes do ensino superior:perfis e diferenciação social, por Edgar Essuvi de Oliveira Jacob
Reformar a reforma: percurso do ensino superior em Angola, por Ermelinda Liberato
Implementação de um sistema b-learning na Escola Secundária do Nambambe-Lubango, por Bernardo Chicuma Uhongo
Deslocamentos narrativos em Uanhenga Xitu e Moisés Mbambi: Um contributo à cultura, língua, história e literatura angolana, por Alexandre Lucas Selombo Sakukuma
Intelectuais, lutas de resistência e línguas em Angola, por Heloisa Tramontim de Oliveira, Cristine Görski Severo
Os musseques de José Luandino Vieira e a história de ocupação dos espaços urbanos de Luanda (1950-1970), por Alexandre da Silva Santos, Keith Barbosa
Nós, Os do Makulusu, romance de guerra combate, violência e libertação na narrativa de Luandino Vieira, por Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva
Uma revisão sistemática de textos coloniais sobre a Província do Namibe (ex- Moçâmedes) de 1800 a 1920, por Anibal Simões
Ruy Duarte de Carvalho e o paradoxo do moderno estado-nação angolano, por Christian Rodrigues Fischgold
Augustus Archer, entre o passado e o futuro das relações entre o império do Brasil e a África portuguesa, por Frederico Antonio Ferreira
Valorizar a tradição como uma das vias para a moralização da sociedade angolana: o caso da Ombala Ekovongo, por António Guebe
Angola (não é) para principiantes: estereótipos, interpelações e aprendizados em trabalho de campo, por Paulo Ricardo Muller
“Povoamento” da Mapunda. encontros e desencontros num espaço iminentemente colonial, por Helder Alicerces Bahu
Rumo à cidade. deslocamento forçado e urbanizaçâo em Angola, por Pedro Figueiredo Neto
Luanda, Moscou, Pretória e Washington: os discursos presidenciais em Angola sobre as relações internacionais e o conflito com a UNITA (1975-1991), por Kelly Cristina Oliveira de Araujo
Visão holística dos museus e arquivos em Angola: Uma abordagem histórica, por Santos Garcia Simão
Omissão da marca de plural /s/: uma realidade no Português falado em Angola, por, Paulino Soma Adriano
Notas de Pesquisa
Viagem a Angola: De quando comecei “A Frequentar O Sul”, por Selma Alves Pantoja
O perfil do formador do professor primário e o desafio do programa educar Angola 2030 – uma reflexão, por Solange Maria Luis, Carla Black
Marcas da acção colonial em Angola: A luz das memórias e narrativas de escritores angolanos, por Yuri Manuel Francisco Agostinho
As plantas - usos e costumes dos povos da Província da Huíla, um estudo exploratório com securidaca longipedunculata e uapaca kirkiana, por José João Tchamba, José Camongua
A colecção arqueológica do ISCED-Huíla: um projecto de investigação, por Soraia Santos Ferreira
Experimentações
Bonga´s Transatlantic Routes, por Marissa Moorman
Depoimentos
Fluxo de pesquisa: A tríade material figurino televisivo, vestuário-estilo e moda como objeto de estudo em Luanda, por Michelle Medrado
Peixes no deserto, por Rodrigo Pires de Campos
Artigos livres
Será Mbôngi’a Ñgîndu a escola das ciências políticas no antigo Kôngo?, por Patrício Batsîkama
Miwene-Kongo: A instituição teocrático-absolutista do Reino do Kongo, no seu primeiro século de vida, por Laurindo Lussimo Rufino
Desafios do ensino de história para alunos surdos em uma escola inclusiva da baixada fluminense, por Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman
Entrevista
Entrevista ao escritor Boaventura Cardoso, por Carmen Lucia Tindó Secco
Entrevista á Fernando Pacheco, por Aida Gisela Freudenthal
Post a Reply
Join this Network to Reply