CFP: Os Moçambicanos Perante o Cinema e o Audiovisual, Maputo, Setembro 2017

Kathleen Sheldon's picture

Seminário Museu do Cinema

“Os Moçambicanos Perante o Cinema e o Audiovisual”

Maputo  I  26 a 29 de Setembro 2017  I  Centro Cultural Franco-moçambicano

A data final para a submissão de propostas de comunicações é 1 de Agosto.

O Museu do Cinema em Moçambique é um projecto museológico não estatal, em construção, iniciativa da Associação Amigos do Museu do Cinema para a pesquisa e advocacia do acesso à História do Cinema em Moçambique.

No âmbito da realização das suas actividades, o Projecto Museu do Cinema em Moçambique organiza, em 2017, um seminário multidisciplinar centrado no livro  “Os moçambicanos perante o Cinema e o Audiovisual”. O evento está agendado para os dias 25 a 29 de Setembro de 2017, no Auditório do Centro Cultural Franco-moçambicano, em Maputo.

O objectivo geral do seminário é a promoção da utilização do livro do historiador Guido Convents - o mais exaustivo sobre a História do Cinema em Moçambique - como material pedagógico para o ensino da História do Cinema nas instituições de ensino superior, moçambicanas e estrangeiras, a partir dele desenvolvendo recursos pedagógicos e complementando-o de forma colaborativa.

Para além das três (3) aulas proferidas pelo Professor Guido Convents, sobre os quatro (4) períodos históricos do Cinema em Moçambique, explorados na obra que dá título ao seminário, haverá um momento para a apresentação de trabalhos de investigação em curso, artigos já concluídos e projectos de natureza diversa. A comissão organizadora convida aos interessados para a submissão de resumos de trabalhos de investigação relacionados, mas não limitados, às seguintes áreas temáticas:

- O Cinema em Moçambique e a Literatura;
- O Cinema em Moçambique e a Educação;
- O Cinema em Moçambique e a Música;
- Arquivos Cinematográficos e o Cinema em Moçambique;
- Representações de classe, raça, género e sexualidade no cinema moçambicano;
- Cinema e mudanças sociais, económicas e políticas;
- Ideologia e economia política do cinema;
- Guerra, cinema e propaganda;- Fontes audiovisuais e pesquisa em Ciências Sociais;
- Cinema e história: teoria e representações sociais no cinema.

A data final para a submissão de propostas de comunicações é 1 de Agosto.

As propostas de comunicações devem incluir os seguintes elementos: nome(s) do(s) autor(es); afiliação institucional; endereço electrónico; título do resumo; um máximo de 5 palavras-chave, metodologia, objectivos e resultado(s) esperados e/ou obtidos, e um resumo com um máximo de 250 palavras.

As propostas devem ser apresentadas em formato MS Word, fonte Times New Roman 12,

As propostas de comunicações deverão ser enviadas para o email:

seminario2017@museudocinemamocambique.org, com o seguinte assunto: “Seminário 2017 – Apresentação – (nome do proponente)”. A comissão acusará recepção de todas as propostas. Caso não receba resposta dentro de uma semana, deve contactar-nos para confirmar a recepção da sua proposta.

Contactos:

Diana Manhiça (+258) 828659000  l  Ivan Zacarias (+258) 826956165 l  facebook: MuseuCinemaMocambique

Nota: A comissão incentiva a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de outras províncias e de outros países mas não poderá responsabilizar-se por despesas de deslocação ou alojamento.

Categories: CFP
Keywords: Mozambique, film, museums