Aula Aberta: "Guerras em Angola: Das Guerras de Fronteira às Guerras Civis" (2 de Maio, 14:00 - 16:00) | DCV-Universidade de Coimbra

Bruna Coelho Discussion

Aula Aberta do Programa de Doutoramento em Antropologia da Universidade de Coimbra

Guerras em Angola: Das Guerras de Fronteira às Guerras Civis

António Tomás (Universidade de Joanesburgo)

2 de Maio, 14:00 - 16:00

Local: Auditório DCV, Colégio de São Bento, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra

Resumo
No verão de 1975, quando Portugal fechava o capítulo da colonização, tropas sul-africanas entravam em território angolano pela fronteira com a Namíbia, abrindo novas fases das confrontações militares em Angola. Combatendo em duas frentes contra movimentos de libertação que almejavam partilha de poder, O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) solicitou a intervenção de tropas cubanas e de apoio soviético, para a consolidação da soberania nacional. O apogeu de confrontos militares envolvendo angolanos e tropas estrangeiras teve lugar no Cuito Cuanavale, em 1988, marcando uma das mais violentas e destrutivas batalhas da guerra fria em África. Sobre as guerras angolanas pós-independência, grande parte da literatura constela à volta de dois tópicos: guerra fria e guerra civil. Nesta apresentação pretende-se ir além de tais categorizações e colocar os conflitos angolanos numa perspetiva regional que tenha em consideração não apenas as circunstâncias da formação da soberania dos vários estados na região (particularmente a demarcação da fronteira em Angola e a Namíbia), mas também elementos que relevam da própria natureza da colonização branca na chamada África Austral.

Nota biográfica
António Tomás é doutorado em antropologia pela Universidade de Columbia, na cidade de Nova Iorque. Foi jornalista em Angola e Portugal, e é autor de uma biografia sobre o nacionalista guineense e cabo-verdiano Amílcar Cabral, (O Fazedor de Utopias; Uma biograpia de Amílcar Cabral (Tinta-da-China, 2007), cuja versão inglesa foi recentemente publicada (Amílcar Cabral: The Life of a Reluctant Nationalist, Hurst, 2021). É também autor de um estudo sobre a cidade de Luanda, In the Skin of the City: Spatial Transformation in Luanda (Duke University Press, 2022). Encontra-se presentemente a pesquisar sobre as guerras em Angola, para a escrita de um livro sobre o tema. Vive em Joanesburgo e é professor associado na Graduate School of Architecture, na Universidade de Joanesburgo.

Todas/os são bem-vindas/os! A entrada é livre mas condicionada aos lugares disponíveis no Auditório.
Para mais informações, por favor contacte doutoramento.antropologia@uc.pt