«Juntaste povos de distante natureza» - Confessionalização e Império no Reinado de D. Manuel I (Ciclo de Seminários)

Ana Clarinda Cardoso's picture

​No ano em que se assinala meio milénio sobre a morte do rei D. Manuel I, o Centro de História da Universidade de Lisboa, a EGEAC/Castelo de São Jorge, a Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, organizam um CICLO DE SEMINÁRIOS que pretende promover o debate em torno de aspetos ligados à cultura, à ciência, à religião e à arte no Portugal manuelino, tendo por horizontes os conceitos de encontro e desencontro.

A segunda sessão, que decorrerá no próximo dia 17 de novembro de 2021 (4.ª feira), às 17:30, em formato Online, contará com a presença da Doutora Isabel dos Guimarães Sá e do Doutor José Alberto Tavim, tendo por moderador o Doutor Giuseppe Marcocci - todos eméritos especialistas no tópico da confessionalização e império no reinado de D. Manuel I.

Tendo por mote a declaração inclusa na oração do embaixador veneziano Pietro Pasqualigo dirigida a D. Manuel, em 1501, «Juntaste povos de distante natureza», serão explorados, de forma livre e fluída, os processos de confessionalização no reino e no Império português, bem como os desafios impostos por contactos com mundividências, culturas e sociedades distintas, forjando dinâmicas, ora de conflito, ora de aproximação.

24 NOV. 2021 | 17:30-19:00 | Online | «Juntaste povos de distante natureza». Confessionalização e Império no reinado de D. Manuel I

Giuseppe Marcocci (Moderador) – Universidade de Oxford
Isabel dos Guimarães Sá (Conferencista) – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
José Alberto Tavim (Conferencista) - Centro de História da Universidade de Lisboa
 
LINK DE ACESSO
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81186907962


ORGANIZAÇÃO
GI Culturas e Sociedades de Encontro

Categories: Seminar
Keywords: Virtual Seminar