Arquivo Reynaldo dos Santos: disponibilização de documentação online

Carla Alferes Pinto's picture

Arquivo Reynaldo dos Santos

Já estão disponíveis, no Arquivo Histórico Digital de Cascais, http://www.cm-cascais.pt/arquivohistoricodigital, as primeiras 3 caixas de Recortes de Imprensa, do Arquivo de Reynaldo dos Santos, os Índices das Caixas da maior parte das Séries da História da Arte, bem como o Inventário das Fotografias de cada uma das Séries (o Arquivo fotográfico estava organizado por grandes temas, que fiz corresponder a Séries da Secção História da Arte).

 

A pesquisa pode ser feita pelos modos tradicionais ou por Navegação no Plano de Classificação, clicando em Pesquisa avançada e, mais abaixo, Navegar. (Parece-me a melhor forma pois ficam com uma ideia de todos os conteúdos que já se encontram disponíveis).

 

Surge a árvore da Classificação dos Arquivos e clicam em CRSIQS e nas diferentes Secções ou Séries (por ex.: Série Recortes de Imprensa ou  Secção História da Arte, Série Escultura). Depois de selecionarem o que pretendem clicam, no fim da Árvore, em Detalhes.Depois, no fim de cada ficha, no campo Conteúdo digital, estão os ficheiros disponibilizados.

 

Os Recortes de Imprensa estão ordenados por número de inventário, com uma pequena descrição de cada notícia e Assuntos/Descritores. Disponibilizamos também a lista dos Assuntos utilizados, no  ficheiro Descritores, que em cada termo tem o(s) número(s) dos recortes correspondentes.