I Simpósio Ibérico "A cal na arte e no património edificado"

Carla Alferes Pinto Discussion
Encontram-se abertas as inscrições e a chamada de resumos para o I Simpósio Ibérico "A cal na arte e no património edificado" que terá lugar nos dias 19 e 20 de Outubro no Laboratório Hércules, em Évora.
 
Todas as informações relacionadas com este evento podem ser consultadas através do seguinte link:
 
 
A cal tem vindo a ser utilizada na Península Ibérica através dos séculos como um elemento-chave para a definição da especificidade do património arquitectónico e artístico construídos neste território. 
As valências da cal no domínio da reabilitação do património histórico e cultural encontram-se, desde há muito, comprovadas, circunstância que coloca este material num patamar destacado, em relação a materiais modernos que apresentam, por vezes, resultados menos satisfatórios. 
Através do diálogo interdisciplinar entre profissionais portugueses e espanhóis analisaremos esta problemática nas suas dimensões artística, material e conceptual reflectindo nos principais desafios que se colocam, hoje em dia, à preservação de uma herança cultural que é comum.
 
O I Simpósio Ibérico "A cal na arte e no património edificado" é uma iniciativa do Laboratório Hércules (Universidade de Évora) e do LNEC, em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) e o  ARTIS (Instituto de História da Arte) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.